Caderno Corporativo da Adm Unochapecó

Socialização do Conhecimento na Área do Estudo da Administração

23.4.10

Trabalho das Questões.

Questões:

  1. Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil.

R: O modelo de negócio que a Gol utilizou era estabelecer uma companhia com baixas tarifas para atender a demanda das classes mais baixas, que avrem mão das tarifas e serviços luxuosas nas aeronaves. E seu modelo se baseava em cinco princípios: 1) Só realizar vôos doméstios; 2) Reduzir os gastos com serviço de bordo; 3) aumentar a produtividade por avião, diminuindo o tempo que os aparelhos permanecem no solo; 4) Ter uma froto homogênea e econômica, reduzindo despesas com a manutenção e combustível; 5) Utilizar aeroportos rgionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores.

  1. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta.

R: Atender a demanda das classes mais baixas com pequenas tarifas e serviços menos luxuosos que as outras companhias, lembrando que este perfil se encaixava no modelo low cort, low fare ( baixo custo, baixa tarifa) que vinha transformando pequenas companhias em grandes sucessos por todo o mundo.

Manteve sua estratégia para continuar reduzindo os preços e mantê-los abaixo dos concorrentes. Tendo como objetivo continuar inovando.

  1. Faça ma análise SWOT para o inicio das opeações da Gol.

R: Pontos Fracos: Ameaças: A alta concorrência do mercado. Aonde as outras empresas tantam se proteger desta agência aérea (gol). Situação freqüente no mercado0, dada como resposta e a reação das empresas concorrentes, através de altas ofertas e promoções que possam sobressair da empresa que esta do topo.

Pontos Fortes: A empresa opera uma frota homogênea e econômica. Economia de combustível. A empresa possui uma frota de aeronaves modernas que possibilita a redução dos custos com peças. Além da alta tecnologia de sistema interno. Boas estratégias e um bom planajamento.

  1. Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela Gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?

R: Era uma estratégia para continuar reduzindo os preços e mantê-los abaixo dos das concorrentes. Seu objetivo é continuar inovando, buscando novas tecnologias, mantendo uma frota moderna e elevando sua produtividade por aeronave. Além disso, a Gol pretende continuar aumentando sua basede clientes por meio da oferta de vôos em rotas muito demandadas e em rotas pouco atendidas pelos concorrentes, O monitoramento das rotas e da ocupação dos aviões permite que a companhia realize alterações rápidas no número e no horário das decolagens. Desse modo, a organização planeja dar sempre a melhor resposta á demanda dos consumidores. Um exemplo disso são os executivos de médias empresas, que constituem um segmento com elevado potencial de crescimento para a Gol. Para conquistá-los, a companhia pretende realizar vôos nos horários mais utilizados por eles e com preços mais acessíveis, além de aumentar os investimentos em marketing voltado para esse segmento.

  1. De que forma as estratégias funcionais contribuíram para o alcance dos objetivos da Gol?

R: A agência estabelece as suas estratégias funcionais visando suprir as necessidades da população em massa. O que dava base para que estas estratégias fossem alcançadas eram gerar facilidades a população, como vôos em horários de pico, checkin eletrônico economizando o tempo de espera do cliente. O conjunto destas estratégias ao serem efetuadas foram agregando cada vez mais destaque e variedade, o que aglomerou clientes e importância no mercado nacional e internacional.

  1. Utilizando a matriz BCG e a matriz GE/McKinsey, qual é a posição ocupada pela Gol. No inicio das operações e atualmente, no portfólio de negócios da Holding Áurea? E qual é a posição das empresas de ônibus?

R: No inicio das operações a empresa tinha como alvo o público de classe, média, priorizando vôos domésticos. Já atualmente o campo de visão da companhia volta-se também a vôos internacionais, ganhando reconhecimento ao redor do mundo. Conquistou importância ao definir rotas não utilizadas pela concorrência. As agências aéreas destacam-se das empresas de ônibus pelo maior conforto oferecido aos clientes, além da agilidade, que atrai a clientela pela facilidade de transporte e pela variedade de horários, sendo disponibilizados vôos nos horários mais procurados pelas pessoas.

  1. Procure analisar o setor da aviação civil do modelos das cinco forças competitivas de Michael Porter.

R: Teve presença marcante no mercado pelo seu diferencial no custo. A diferenciação da GOL foi estabelecer baixas tarifas para atender as classes mais baixas. Seu foco principal era oferecer um serviço de qualidade com baixos custos, tanto para os usuários quanto para a empresa. Priorizavam os vôos domésticos e os horários alternativos tendo destaque no mercado, utilizando estratégias diferentes tendo seu espaço no mercado.

  1. A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégia da Gol. Você concorda com essa afirmação? Será que a Gol conseguirá manter sua vantagem competitiva e seu modelo de negócios com a Virg?

R: Sim, concordamos. Com a aquisição da Varig a Gol vai ter mais clientela, e muito mais vantagens que a concorrências, pois os clientes que eram da Varig com certeza irão continuar. E como a Varig era a líder, com a aquisição a Gol ficará com muito mais vantagens, e sem mudar nada, mantendo seu modelo de negócio.

Acadêmicas: Carina, Débora, Eliziane, Laura, Tatiane S. Rosseti e Vanessa Miotto.

Postado por Vanessa Miotto

criado por nessamiotto01    19:37:47 — Arquivado em: Administração — Tags:

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