Caderno Corporativo da Adm Unochapecó

Socialização do Conhecimento na Área do Estudo da Administração

19.10.09

Teoria Comportamental e Relações Humanas

ADM matutino-2º período

Sabrina Burtet

Tâmara Pancera

Vanessa Novéllo

Luiz Gustavo Ecco

Mauricio Perizzolo

Mauricio

Teoria das Relações Humanas e Comportamentalista

01- Quais as conseqüências da Teoria das relações Humanas?

Influência da motivação por recompensas sociais, simbólicas e não materiais. O comportamento humano depende do campo dinâmico que é o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico.

02-Empatia serve?

O sucesso profissional é produto da empatia.O profissional que comunica bem,tem mais oportunidades para subir na carreira..Não é uma qualidade lógica,racional,controlável ou adquirível.

03-Quem foi Elton Mayo?

Formou-se em medicina na universidade de Adelaide,trabalhou na África e lecionou na universidade de Queemland.

04-Onde nasceu e qual a razão?

Surgiu em 1957, com o livro o comportamento administrativo, de Herbert Alexander Simon que dá início da teoria das decisões e críticas as teorias clássica e das relações humanas iniciando a teoria comportamental. Esta teoria se assenta em novas proposições acerca da motivação humana.

05-Motivação: O que é?Para que serve?

Equilíbrio, incentivo, necessidade, tensão,comportamento e satisfação.Serve para nós se sentirmos de bem com nós mesmos.

06-Maslow: Necessidades

É uma divisão hierárquica, em que as de níveis mais baixos devem ser satisfeitas antes das necessidades de níveis mais altos. Fisiologia, segurança, relacionamento, auto-estima e realização.

07-Teoria X e Y: Significa

Teoria X: as organizações partem do pressuposto de que as pessoas tem a versão ao trabalho e a responsabilidade, preferindo ser dirigidas e, por isso, devem ser controladas e motivadas pela coacção, punição pelo dinheiro ou pelos elogios.

Teoria Y: Parte-se da hipótese de que as pessoas são criativas e competentes, consideram que o trabalho é tão natural como a diversão ou descanso.

08- Liderança tem utilidade? Quando?

O verdadeiro líder é aquele que passa a conquistar a confiança do seu subordinado, ou seja, é o espelho para seu liderado. A comunicação estratégica vai alem da capacidade de verbalização do líder. A comunicação deve levar em conta todos os processos organizacionais, a cultura organizacional e o clima organizacional.

09- Autoridade e poder. São iguais?

Não são iguais.

Autoridade: é uma simples fonte de poder, é a base de qualquer organização.É um poder continuativo no tempo, estabilizado em que os subordinados prestam uma obediência incondicional ao individuo que detenta da autoridade.Transmite a mensagem de ordem.

Poder: é direito de deliberar, agir e mandar. É a abilidade de impor sua vontade sobre os outros mesmo se estes resistirem de alguma maneira.

10- experiência de Howthorne

Para analisar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários, foram escolhidos dois grupos que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas: um grupo de observação trabalhava sobre intensidade de luz variável, enquanto o grupo de controle tinha intensidade constante. Os operários se julgavam na obrigação de produzir mais quando a intensidade de iluminação aumentava e, o contrário, quando diminuía. Comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico: a eficiência dos operários é afetada por condições psicológicas. Reconhecendo o fator psicológico apenas quanto a sua influência negativa, os pesquisadores pretenderam elimina-lo da experiência, por considera-lo inoportuno. A conclusão (que ficou conhecida como experiência de Hawthorne) é que a produtividade sobe quando há a percepção dos trabalhadores que a direção da empresa dá atenção a eles.

11-Definição da Teoria R.H

É uma teoria de gestao, incluida na escola comportamental, fundada por Helton Mayo, na sequencia das conclusoes obtidas por estudos realizados em empresas norte americanas.Essa teoria cria nova perspectiva para a administracao que busca conhecer as ativiades e sentimentos dos trabalhadores, e estudar a formacao de grupos.

12- Definição de Processo Decisório

Pensando a administração sob uma perspectiva científica, a influência da Teoria Clássica da Administração, dominada principalmente pela racionalidade econômica, tem tratado do estudo da decisão através de ações prescritivas e normativas, estabelecendo regras e modelos para que o tomador de decisão faça uma escolha racional baseada no melhor curso de ação dentre as alternativas que se apresentam.

criado por sabrinaburtet    14:10:51 — Arquivado em: Administração

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