Caderno Corporativo da Adm Unochapecó

Socialização do Conhecimento na Área do Estudo da Administração

1.9.09

Administração: Teoria e pratica no contexto brasileiro - resumo

Nome: Douglas Eduardo Piassini

Curso: Administração

Disciplina: Introdução a administração

Professor(a):Magda Bianchini Migliori

1.1.1 – A organização:

É basicamente grupos de pessoas com o mesmo objetivo que se juntam para alcançá-los, a organização deve ter um propósito, os quais são os mais variados tipos. Dentro da organização de define uma estrutura na qual são definidas os poderes e responsabilidades de todos os membros da organização.

1.1.2 - A administração

“administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. Para chegar a essa definição de administração alguns elementos foram usados 4: processo, coordenação, eficiência e eficácia.

Processo - modo ou maneira de trabalho para se chegar ao objetivo.

Coordenação - é a coordenaçõ do trabalho junto com o processo para se alcançar o objetivo.

Eficiência - é a capacidade de realizar atividades de modo correto, usando somente recursos necessários.

Eficácia - é a capacidade de escolher o processo mais adequado para alcançar o objetivo de forma mais direta.

1.1.3 - Os Administradores

São profissionais que possuem a função de guiar ou gerenciar as organizações para alcançar os objetivos da mesma. O administrador possui a função na maioria das vezes de aplicar recursos para alcançar o propósito, trabalham em equipe e são também responsáveis por tarefas somente por ele feitas.

1.1.4 - Níveis Organizacionais

Os administradores podem ser divididos em 3 níveis dentro da organização devido as funções que ocupa.

NÍVEL ESTRATÉGICO - Entre a hierarquia organizacional esse é o mais elevado, os administradores que ocupam essa posição encontram-se no topo, o mesmo é formado por um grupo pequeno que possuem o poder de tomar as principais decisões.

NÍVEL TÁTICO - São executivos responsáveis pela articulação da organização entre o nível estratégico (topo) e o nível operacional, e os mesmos coordenam as atividades de outros níveis mais baixos, geralmente os administradores desse nível ocupam a função de gerentes ou diretores.

NÍVEL OPERACIONAL - Ocupam o nível mais baixo da hierarquia organizacional, são responsáveis pela coordenação do trabalho dos membros que possuem a função de execução e a realização das atividades e tarefas cotidianas.

Existem administradores em todos os níveis hierárquicos, para o sucesso de uma organização é necessário a interligação entre os membros de todos os níveis.

1.2 - O Processo de Administração

O processo de administração foi criado por um administrador Frances do século XX Henry Fayol, o processo adotado por Fayol compreendia em cinco funções: prever, organizar,comandar,coordenar e controlar. Até hoje são adotados em livros esse processo mas com algumas alterações.

1.2.1 - As Funções da Administração

PLANEJAMENTO - Consiste em especificar ou detalhar os objetivos a ser atingido pela organização, nas definições estratégicas e ações, isso permite que o administrador trabalhe com seu direcionamento focado em determinados objetivos.

ORGANIZAÇÃO - Consiste na distribuição de tarefas e de recursos dentre a organização, a mesma procura distribuir autoridade e recursos entre os membros para alcançar o objetivo da organização.

DIREÇÃO - É a função na qual consiste liderar, motivar e coordenar os trabalhadores para o bom desempenho da organização, é uma função que exige mais ação que planejamento e organização.

CONTROLE - é a função administrativa que fiscaliza que os objetivos da organização estão sendo seguidos e alcançados.

Na pratica todas as funções devem estar interligadas para que assim se alcance todos objetivos almejados pela organização.

1.2.2 - A universidade das funções da administração

NIVEL ORGANIZACIONAL - O nível hierárquico difere o trabalho executado por um administrador, no entanto não que dizer que um administrador de topo ou um gerente não desempenham, ambos, funções de planejamento, de organização e de controle.O que difere as funções dos administradores é a importância e intensidade que cada um assume, quanto mais próximo ao topo se dirige menos e se planeja mais.

TIPO DE ORGANIZAÇÃO - cada organização difere o trabalho do administrador, no caso de um gestor publico e de um administrador empresarial existirá algumas diferenças no trabalho desempenhado, mas no entanto tem mais semelhanças que diferenças, pois ambos planejam objetivos e estratégias, estruturam suas organizações, equipes de trabalho e processos, lideram e motivam seu subordinados e controlam o desempenho de suas organizações.

DIMENSÃO DA ORGANIZAÇÃO - É outro fator que pode diferenciar o trabalho de um administrador, pois cada tipo de organização possui um plano de trabalho, por exemplo o administrador de uma pequena organização é mais generalista já um administrador de topo é mais estratégico. Mas independente do tamanho da organização o administrador realizam as quatro funções da administração.

1.3 - As áreas funcionais da organização

São basicamente organizações que estão divididas por áreas, essas áreas que representam tarefas especializadas que são desempenhadas por unidade ou departamentos.a organização pode ser dividida em muitas áreas mas as mais utilizadas são: área de produção ou de operações, comercial e de marketing, de finanças e RH(Recursos Humanos).

1.3.1 - Área de produção ou de operações

A principal razão de ser uma organização é a produção de bens ou a prestação de serviços, por esse motivo que o sistema de operações é o centro ou coração de uma organização. A administração de operações é muito complexa e envolve:Planejamento do produto,instalação,processo produtivo,organização do trabalho,planejamento da produção,administração de estoque,controle, compras e serviços.

1.3.2 - Área comercial de marketing

A área comercia e de marketing esta relacionada com o cliente, pois o objetivo central é captar e manter o cliente usando os mais diversos métodos, procura usar da influencia para alcançar o seu propósito. Todas as organizações sejam privadas ou que visam lucro tem a necessidade de desenvolver programas de marketing.Áreas as quais estão relacionadas programa de marketing são: pesquisa de mercado,produto,preço,distribuição,comunicação e vendas.

1.3.3 - Área financeira

É a área na qual lida com todos os aspectos que envolvem recursos financeiros de uma organização, a área financeira é responsável pelas seguintes funções:informação de gestão,análise,investimento,financiamento e distribuição de dividendos.

1.3.4 - Área de recursos humanos

O mais importante para o funcionamento de uma organização são as pessoas, a área de recursos humanos e a qual tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos, a mesma é responsável pelas seguintes funções:implementação de políticas,planejamento dos recursos humanos,recrutamento e seleção,treinamento e desenvolvimento,avaliação e desempenho,remuneração e compensação, melhoria das condições no local de trabalho e gestão administrativa do pessoal.

1.4 Os administradores e a administração

Indiferentemente do nível organizacional ou área funcional os administradores planejam, organizam, diregem e controlam. Mas para compreender o trabalho de um administrador é fundamental conhecer quais papeis desempenham na organização.

1.4.1 Os papeis do administrador

O administrador desenvolve uma enorme variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais, suas atividades são muito variadas.

PAPÉIS INTERPESSOAIS - é a forma na qual o administrador interage com as pessoas, não só com pessoas do seu meio de trabalho mas também com pessoas de meio externo.

PAPÉIS INFORMACIONAIS - é a forma na qual o administrador fica por dentro de informações e como ocorre a comunicação, os administradores realizam 3 papéis informacionais : a coleta e a análise da informação e a partilha dessa informação.

PAPÉIS DECISÓRIOS - são todos os eventos nas quais envolvem tomadas de decisões, existem 4 papéis decisórios : empreendedor, solucionador de conflitos, administrador de recursos e negocioador.

1.4.2 - As habilidades do administrador

Para desempenhar diferentes papéis é preciso ter algumas habilidades, ou seja um potencial elevado para um determinado papel.

HABILIDADES CONCEITUAIS - é a capacidade do administrador para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização.

HABILIDADES HUMANAS - é a capacidade que o administrador possui em relacionar -se com pessoas ou grupos assim envolvendo a capacidade de trabalhar com outras pessoas.

HABILIDADADES TÉCNICAS - é a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos.

1.4.3 - As competências do administrador

O administrador não necessita somente de habilidades é necessário também competência. As competências são definidas como conjunto de conhecimento, aptidões e atitudes relacionado com desempenho.

1.5 - A administração no Brasil

A administração é uma pratica mundial, no entanto as características distintas das culturas fazem com que a forma de aplicar a administração mude de uma cultura para outra.

1.5.1 - O estilo Brasileiro de administrar

A cultura Brasileira possui traços fortes que permite distinguir-se de outras culturas nacionais, esses traços definem um jeito brasileiro de administrar em alguns casos isso é bom mas em outros pode dificultar um pouco o trabalho dos administradores.

CONCENTRAÇÃO DE PODER

A concentração de poder uma das características ou seja muito nas mãos de poucos, isso representa o lado institucional da relação líder-liderado e reflete a tendência das organizações brasileiras para centralizar o poder e a autoridade no líder.

PERSONALISMO

Representa o lado pessoal da relação entre líder e lederado de reflete a tendência para cultivar a proximidade e o afeto nas relações interpessoais.

POSTURA DE ESPECTADOR

A postura do espectador é um reflexo do protecionismo e da dependência que caracterizaram historicamente a sociedade brasileira

A VERSÃO AO COMFLITO

A versão ao conflito reflete a tendência para evitar situações de conforto, normalmente como uma forma de liderar com concentração de poder.

FORMALISMO

É o resultado do elevado grau de desconfiança interpessoal característico da sociedade brasileira.

LEALDADE AS PESSOAS

Representa a contrapartida do subsistema pessoal ao formalismo do subsistema instucional e configura-se como um mecanismo de integração.

PATERNALISMO

É o traço cultural que permite a articulação entre a concentração de poder e personalismo do líder perante os liderados.

FLEXIBILIDADE

É um dos traços mais marcantes da cultura brasileira e caracteriza-se pela facilidade de adaptações a novas situações.

IMPUNIDADE

É um traço que marca profundamente o comportamento gerencial Brasileiro.

1.5.2 - Características dos administradores brasileiros

Visão imediatista, desvalorização do planejamento, adoção de estruturas organizacionais piramidas, uso de sistemas de controle episódico e eoutros.

1.5.3 - Perfil das empresas Brasileiras

O Brasil apresenta muitos obstáculos a criação e sustentação de negócios, dentre dele quais se destacam: elevada carga tributaria, elevados custos de financiamento, burocracia ineficaz e produtividade reduzida.no Brasil por ano são constituída uma média de 470 mil empresas, outro fato característico no Brasil é a concentração de maiores empresas na região Sudoeste , 99% das empresas brasileiras são de pequeno porte.

Análise :

Percebe-se ao desenvolver do texto que a administração no Brasil se destaca pela diferenciação da cultura brasileira com outros países, isso proporcionam a administração pontos positivos e negativos, nota-se também que Indiferentemente do nível hierárquico que o administrador ocupa em uma organização, todos utilizarão os mesmos conceitos para o seu trabalho, o que diferencia é a função que cada um ocupa.

Chapecó, setembro de 2009.

criado por doug_piassini    19:37:06 — Arquivado em: Administração

Nenhum Comentário »

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.


Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://admunochapeco.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.